sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O trabalho de cada um...e as escolhas.


Jason Sander In: Cumuruxatiba























A imagem de um Rio com suas águas a correr, do mar com o movimento das ondas; o subir e descer das marés, o Sol que abre passagem para o dia, começando pelo alvorecer, o entardecer que encerra o dia, a lua, o arco-íris, o céu azul, o ar, o vento, o calor, o frio, a chuva, uma flor que se abre, uma semente que germina e continua seu circulo de vida, um pássaro que voa, canta, aninha e alimenta, uma mulher que pare, cuida, orienta (o ato desta, em si)... 

... É cada Ser “agindo” para realizar o devido e cabido a sua Natureza...

Quando aprendemos a observar essas atividades, compreendemos que estas não dependem de “escolhas”, porque não há uma vontade, um querer, um interesse dirigindo as ações. Há um propósito Divino e Universal se realizando, por trás de cada ação e movimento. Está a Vontade Divina dirigindo cada Ser e dando-lhe as condições para cumprir sua Natureza e propósito. Podemos observar e perceber que cada um tende e se doa a este propósito; que nele mesmo é plenamente realizável e realizado (desde que a ação do homem não o violente e interrompa).

Cada ação no Universo é livre. Cada ação do Ser neste horizonte é livre. O Ser existe para a liberdade, através dela realiza sua natureza e propósito/destino.

No homem, a liberdade, configura escolhas e estas são impostas por sua vontade. Sua vida/existência é movida por suas escolhas e pela consequência delas. E ele escolhe o tempo inteiro, tudo que faz ou que deixa de fazer, inclusive e principalmente se afastar de seu Ser, se permitindo ser conduzido pela aparência, pelo ter, pela ilusão de poder, etc.

Por sua vontade e escolha, pouco empreende no sentido de realizar sua natureza divina, propósito de sua existência. Quando o faz, muitas e muitas vezes, é dirigido por algum interesse, conveniência ou mesmo medo. Assim se esgotam/perdem em procuras vãs, imaginando poderem se realizar aí. Por esta via negam e se afastam do caminho que devem tomar e percorrer... Por aí se enganam e se perdem...


Usee


Nenhum comentário:

Postar um comentário