segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"O autoconhecimento é um processo" e "Sua luta é a luta humana"


Google Imagem


O autoconhecimento é um processo

Assim, para compreender os inumeráveis problemas que cada um de nós tem, não é essencial que haja autoconhecimento? E esta é uma das coisas mais difíceis, autoconsciência – o que não significa isolamento, afastamento.

Obviamente, conhecer a si mesmo é essencial; mas conhecer a si mesmo não implica um afastamento da relação. E seria um erro, certamente, pensar que a pessoa pode se conhecer significativamente, completamente, integralmente, por meio do isolamento, da exclusão, ou indo a algum psicólogo, ou sacerdote; ou que se pode aprender sobre si mesmo por meio de um livro.

O autoconhecimento é, obviamente, um processo, não um fim em si mesmo; e para se conhecer, a pessoa deve estar consciente de si mesma em ação, o que é relação.


Você se descobre, não no isolamento, não afastado, mas na relação, na relação com a sociedade, com sua esposa, seu marido, seu irmão, com o homem; mas descobrir como você reage, quais são nossas reações, requer uma extraordinária vigilância da mente, uma sutileza de percepção
Krishnamurti, What Are You Doing with Your Life?



Google imagem



Sua luta é a luta humana

 “Uma revolução total, enriquecedora não pode acontecer a menos que você e eu compreendamos a nós mesmos como um processo total.

Você e eu não somos indivíduos isolados, mas somos o resultado de toda a luta humana com suas ilusões, fantasias, buscas, ignorância, esforço, conflito e miséria. A pessoa não pode começar a alterar a condição do mundo sem compreender a si mesma.

Se você vê isso, há, imediatamente, uma revolução completa dentro de você, não há? Então, nenhum guru é necessário, pois o conhecimento de si mesmo ocorre de momento a momento, não é o acúmulo de boatos, nem está contido nos preceitos dos mestres religiosos. Porque você está descobrindo a si mesmo em relação com o outro de momento a momento, a relação tem um significado completamente diferente.

Relação, então, é uma revelação, um constante processo de descoberta de si mesmo e, a partir desta autodescoberta, a ação acontece. Assim, o autoconhecimento só pode chegar por meio da relação, não pelo isolamento.

Relação é ação, e autoconhecimento é o resultado da vigilância em ação”.

Krishnamurti, What Are You Doing with Your Life?


Nenhum comentário:

Postar um comentário